No que se
diferenciam a surdocegueira e a DMU?
A surdocegueira é uma
terminologia adotada mundialmente para se referir a pessoas que tem perdas
visuais e auditivas concomitantes em graus diferentes, podendo ser:
·
Surdocego total: ausência total de visão e audição.
·
Surdocego com surdez profunda associada com resíduo visual: ausência de
percepção da fala mesmo com aparelho de amplificação sonora individual, com
resíduo visual que permite orientar-se pela luz, facilitando a mobilidade e com
apoio de alto contraste é possível ter percepção de objetos, pessoas e escrita
ou símbolos.
·
Surdocego com surdez moderada associada com resíduo visual: dificuldade
para compreender a fala em voz normal e sua percepção visual à luz permite
mobilidade e com apoio de alto contraste é possível ter percepção de objetos,
pessoas e escrita ou símbolos.
·
Surdocego com surdez moderada ou leve com cegueira: dificuldade auditiva
para compreender a fala em voz normal ou baixa é necessário falar mais próximo
ao ouvido e tom mais alto (fala ampliada), total ausência de visão, sem
percepção de luminosidade ou vulto.
·
Surdocego com perdas leves, tanto auditivas quanto visuais: dificuldade
para compreender a fala em voz baixa e seu resíduo visual possibilita que
defina e perceba volumes, cores e leitura em tinta ampliada.
São consideradas pessoas com deficiência múltipla
aquelas que "têm mais de uma deficiência associada. É uma condição
heterogênea que identifica diferentes grupos de pessoas, revelando associações
diversas de deficiências que afetam, mais ou menos intensamente, o
funcionamento individual e o relacionamento social"(MEC/SEESP, 2002).
Quais
são as necessidades básicas deles?
É importante favorecer o desenvolvimento do
esquema corporal da pessoa com surdocegueira ou com deficiência múltipla. Para
que a pessoa possa se auto perceber e perceber o mundo exterior, devemos buscar
a sua verticalidade, o equilíbrio postural, a articulação e a harmonização de
seus movimentos; a autonomia em deslocamentos e movimentos; o aperfeiçoamento
das coordenações viso motora, motora global e fina; e o desenvolvimento da
força muscular.
Quais estratégias que são utilizadas para aquisição
de comunicação?
Para as pessoas com
surdocegueira e/ou com deficiência múltipla dividimos a comunicação em
Receptiva e Expressiva, para favorecer a eficiência da transmissão e
interpretação. A comunicação receptiva ocorre quando alguém recebe e processa a
informação dada por meio de uma fonte e forma (escrita, fala, Libras e etc). A
comunicação expressiva requer que um comunicador (pessoa que comunica) passe a
informação para outra pessoa. Comunicação expressiva pode ser realizada por
meio do uso de objetos, gestos, movimentos corporais, fala, escrita, figuras, e
muitas outras variações.
REFERÊNCIAS:
BOSCO, Ismênia C. M. G.; MESQUITA, Sandra R.
S. H.; MAIA, Shirley R. Coletânea UFC-MEC/2010: A Educação Especial na
Perspectiva da Inclusão Escolar - Fascículo 05: Surdocegueira e Deficiência
Múltipla (2010).
MAIA, Shirley Rodrigues. Aspectos
Importantes para saber sobre Surdocegueira e Deficiência Múltipla. São Paulo (2011)
Ei garotinha! gostei bastante do informativo que você fez, sintetizou bastante e disse tudo. Está vendo aí como você é 10!!! Parabéns!
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